O Melhor da Vida

Pedagogia Waldorf

PEDAGOGIA WALDORF: UM CONHECIMENTO APROFUNDADO DA NATUREZA HUMANA

“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.” Rudolf Steiner

 

A Pedagogia Waldorf foi criada por Rudolf Steiner em 1919, na Alemanha. Seu currículo é vivo, dinâmico e integrado, assim como sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em descobrir suas capacidades e potencial respeitando cada etapa de desenvolvimento da criança. Esse currículo é desenvolvido em bases antropológico/antroposóficas, tendo em vista a evolução física, emocional e espiritual do ser humano.

A principal meta de uma Escola Waldorf deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas, desenvolver na criança “cabeça, coração e mãos” através de um currículo que balanceia as atividades escolares. Este currículo insere música; artes além de matérias como jardinagem, técnicas agrícolas e horticultura. Através dessa metodologia, os professores buscam despertar o gosto pelo aprendizado, fazendo deste uma atividade não competitiva.

 

Durante os primeiros sete anos de vida, a a criança vai completando (metamorfoseando) os seus órgão vitais, até que atinjam a sua forma definitiva. Nesse período ele entrega-se, desprotegida e confiante, ao cuidado de terceiros, de quem vai recebendo amor e carinho, mas também, modelos e orientações de vida.

 

Mais em:  Biblioteca Virtual da Antroposofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *